TRIBUTÁRIO
Formação de estrutura tributária (localização)
Na complexa estrutura tributária brasileira, antes de se realizar operações comerciais, industriais e de serviços, deve-se proceder estudos quanto a melhor estrutura tributária, incluindo os efeitos com fornecedores, distribuidores, etc., estabelecidos em outros Estados Brasileiros.
Revisão fiscal e de obrigações acessórias
A sempre crescente informatização de dados tributários, cruzados com dados contábeis e previdenciários, os quais ainda são demonstrados em diversos formulários, declarações e guias, representam uma limitação para o Administrador, na medida em que o afasta de sua principal operação.
A revisão periódica do cruzamento destes dados traz uma nova visão para esta conferência, e reforça a diligência do Administrador.
Suporte a restruturação societária
Aquisições de empresas ou de negócios resultam no aumento de entidades jurídicas em Grupos societários. É comum que as operações guardem sinergias entre si, indicando a necessidade de agrupamentos/incorporações.
Entretanto, tais eventos devem ser planejados do ponto de vista tributário, para que se alcance níveis ótimos de utilização de créditos tributários, bem como mantendo alinhado os aspectos contábeis e trabalhistas (equiparação salarial, por exemplo) envolvidos.
Formação de consultas específicas
Determinados problemas requerem a formulação de consultas, que se constituirão em fundamento para a tomada de decisão por parte do Administrador.